Domingo, 17 de Outubro de 2021
32°

Poucas nuvens

Água Fria - BA

Saúde Tocantins

Equipes de transplante dos hospitais notificantes do Tocantins recebem homenagem na Assembleia

Foram entregues aos profissionais o Selo Tocantins por uma Nova Vida

24/09/2021 às 09h00
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Profissionais receberam o selo em reconhecimento a atuação do serviço de transplante - Foto: Luciana Barros/Governo do Tocantins
Profissionais receberam o selo em reconhecimento a atuação do serviço de transplante - Foto: Luciana Barros/Governo do Tocantins

A doação de órgãosé umgesto de empatia e amor ao próximo,e respeito à vida, que mantéma esperança de diversos pacientes que esperampor transplantes.NoTocantins há profissionais da Central Estadual de Transplante do Tocantins (Cetto), eComissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Banco de Olhos Público do Tocantins (Boto)que trabalham com afinco durante oprocesso de doação de órgãos. Nessa quinta-feira, 23, aDeputada Luana Ribeirorealizou uma live sobre a importânciada doação de órgãospara salvar vidas.

Participaram a médica e responsável técnica, Donilda Moreira Rodrigues, a enfermeira e coordenadora daCetto, Marília Batista Ribeiro e o Secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini. Até o momento são 193 transplantes realizados de córnea e houve 19 doações de múltiplos órgãos.

Segundo a enfermeira e coordenadora daCetto, Marília Batista Ribeiro, "para que ocorra a doação, é necessário que a família tenha conhecimento do desejo de ser doador, uma vez que parte dela a autorização para captação dos órgãos'', destacou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini "hoje nós transplantamos córneas no Tocantins e captamos múltiplos órgãos para realizar o transplante fora do Estado. A doação de órgãos resulta em vidas salvas, quem salva vida, salva o mundo. Agradecemos em nome do Governador a todas as famílias, aos profissionais que se envolvem neste processo para garantir a vida de outras pessoas”, enfatizou.

O enfermeiro da CIHDOTT, Vinicius Gonçalves Boaventura, ressaltou, "depois que a família diz sim, nós realizamos todo o processo juntamente com inúmeros outros parceiros de forma a garantir de que o órgão chegue a quem precisa. Receber este selo é muito gratificante, que trabalhamos em prol de salvar vidas", afirmou.

Selo

Após a live foi entregue às Equipes de transplante dos hospitais notificantes do Tocantins oSeloTocantins por uma Nova Vida, emreconhecimento aos servidores que atuam no serviço. Oenfermeiro Vinicius Gonçalves Boaventura,aos médicosLeonardo Guimarães Castro Boa Sorte eLeonardo Bruno Frauches (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT); Marcelo Faria em nome da equipe do Banco de Olhos/Boto do Hospital Geral de Palmas (HGP). Representando o Hospital Regional de Araguaína, enfermeira Luna Maciel e o médico Claudivam Abreu. A Secretária Municipal de Araguaína, Ana Paula Abadia - Hospital Municipal de Araguaína.

Equipes de transplante dos hospitais notificantes do Tocantins recebem homenagem na Assembleia
Live debateu a importância da doação de órgãos para salvar vidas - Luciana Barros/Governo do Tocantins
Equipes de transplante dos hospitais notificantes do Tocantins recebem homenagem na Assembleia
Doação de órgãos é um gesto de empatia e amor ao próximo - Luciana Barros/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Água Fria - BA Atualizado às 15h37 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

Seg 36°C 19°C
Ter 36°C 20°C
Qua 37°C 19°C
Qui 36°C 20°C
Sex 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias