Domingo, 17 de Outubro de 2021
32°

Poucas nuvens

Água Fria - BA

Saúde Amazonas

Ampliação da oferta de consultas e exames desafoga unidades de saúde e reduz tempo de espera por procedimentos

Com oferta mensal de 86.471 exames e serviços terapêuticos, além de 11.990 consultas, o HPS Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

24/09/2021 às 17h20
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Ampliação da oferta de consultas e exames
Ampliação da oferta de consultas e exames

Com oferta mensal de 86.471 exames e serviços terapêuticos, além de 11.990 consultas, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS)Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona norte de Manaus, passa a atender a população do Amazonas com procedimentos de saúde diversos. Por meio dos projetos Consulta+ e Examina+, que fazem parte do Programa Saúde Amazonas e foram anunciados pelo governador Wilson Lima nesta sexta-feira (24/09), a unidade de saúde de 32 mil metros quadrados é incorporada à rede de saúde para além da Covid-19, possibilitando a redução do tempo de espera por consultas e exames.

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, explica que toda a oferta por procedimentos no Delphina Aziz e nas outras unidades estaduais de saúde é feita por agendamento, via Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura).

“É importante que a população saiba que ela tem toda uma estrutura com uma capacidade instalada no Hospital Delphina Aziz, para que ela possa usufruir de toda essa oferta de atendimento. A regulação do estado do Amazonas, que é feita pela Cura, pega todos aqueles pacientes que já estavam aguardando uma oportunidade para realizar qualquer um desses exames e consultas, e avisa o usuário para o horário e o dia que ele pode se fazer presente no Hospital Delphina Aziz”, ressaltou Nayara, ao alertar sobre a importância de o paciente não faltar no dia e horário agendados.

Exames – O projeto Examina+ está disponibilizando, apenas no HPS, 86.471 exames por mês, incluindo 3.320 sessões de fisioterapia para a rede de saúde. São 54.471 exames a mais que a unidade passa a oferecer a partir de agora. Antes, quando era hospital era referência para o Covid-19 no Amazonas, o número de exames ofertados era igual a 32 mil.

O Parque Tecnológico da unidade possui mais de 1,6 mil equipamentos de Alta, Média e Baixa Complexidade, entre eles os de tomografia, ressonância magnética, radiologia, ecocardiograma, equipamentos de ultrassonografia, mamografia, que estão entre os exames mais demandados pela população.

Aos 65 anos, Maria Lucy Coelho foi uma das pacientes atendidas já nesta sexta-feira, no Delphina Aziz. “Foi um dos melhores hospitais, o melhor lugar para me atender foi aqui nesse hospital, achei muito bom. Eu fiz a consulta num dia, no outro dia me mandaram para cá, pense numa maravilha de Deus, eu fiquei muito feliz”, disse a paciente.

A assistente social Alda Mara Peixoto, que esteve no Delphina Aziz para fazer uma ressonância magnética, aprovou a iniciativa da ampliação da oferta de procedimentos na unidade.

“Vai atender bastantes pessoas, a demanda é bem grande, as pessoas precisam do atendimento do sistema de saúde. Eu, particularmente, sempre usei a rede privada, mas desde o início desse ano estou usando o SUS e não tenho do que reclamar, estou sendo bem atendida. Hoje foi um dia bem diferenciado, a equipe aqui é muito boa, eu gostei muito”, avaliou Alda Mara.

Consultas – Já o projeto Consulta+ vai ofertar, a partir do início de outubro, também no Delphina Aziz, 11.990 consultas/mês, ajudando a desafogar a rede ambulatorial do Estado. Além de 8.370 consultas/mês em 15 especialidades médicas, serão ofertadas 3.620 consultas de ambulatório cirúrgico.

São consultas especializadas nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, reumatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia adulto e infantil, otorrinolaringologia, pneumologia adulto e pediátrico, urologia e nutrição. 

“É uma mudança de chave, porque demonstra que nós estamos começando a voltar à normalidade, logicamente respeitando todas as questões de prevenção à Covid, máscara, álcool, todo o cuidado. Mas demonstra que realmente nós vamos voltar às atividades eletivas e que estão hoje tão represadas no país”, comentou José Luiz Gasparini, diretor executivo do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável pelos serviços assistenciais do Delphina Aziz.

O Governo do Amazonas ainda prepara o lançamento, nos próximos dias, de um projeto para ampliar a oferta de cirurgias eletivas no Estado, o Opera+, que também deverá utilizar a capacidade instalada do Delphina Aziz, com 11 salas cirúrgicas funcionando para realizar 1.265 cirurgias eletivas por mês, somente naquela unidade hospitalar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Água Fria - BA Atualizado às 15h37 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

Seg 36°C 19°C
Ter 36°C 20°C
Qua 37°C 19°C
Qui 36°C 20°C
Sex 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias