Domingo, 17 de Outubro de 2021
33°

Poucas nuvens

Água Fria - BA

Geral Maranhão

Alunos do Formando e Cozinhando passam por experiência sensorial durante aula

O programa social, oferece bolsa auxilio mensal no valor de R$ 500 para o acesso e permanência dos alunos nas atividades da ação.

14/10/2021 às 15h00
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Aula do Formando e Cozinhando na unidade vocacional IEMA Gastronomia. (Fotos: Divulgação)
Aula do Formando e Cozinhando na unidade vocacional IEMA Gastronomia. (Fotos: Divulgação)

Frigir, saltear e deglaçar foram alguns dos termos técnicos que os cozinheiros aprendizes do Formando e Cozinhando estudaram durante todo o dia de quarta-feira (13). O programa social, que é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Governo (Segov) e Cultura (Secma), através da Lei de Incentivo à Cultura, oferece bolsa auxilio mensal no valor de R$ 500 para o acesso e permanência dos alunos nas atividades da ação. 

A aula sobre História, Introdução e Glossário da Gastronomia foi ministrada na nova unidade vocacional Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Gastronomia, pelo personal chef e consultor de empreendimentos gastronômicos, Oscar Neto. 

Os alunos conheceram a gastronomia, desde à pré-história até os tempos atuais, além de aprenderem um pouco sobre a culinária de diferentes regiões do Brasil. Durante a aula prática, os alunos foram desafiados pelo chef a testarem os cinco sentidos.

Aula do Formando e Cozinhando na unidade vocacional IEMA Gastronomia. (Fotos: Divulgação)

Para Oscar Neto, a experiência sensorial é o que concede conhecimento mais aprofundado de sabores, texturas e outras condicionantes que fazem o bom cozinheiro.

“Hoje os alunos fizeram pequenos preparos como uma salada, além de reaproveitarem os alimentos. Também tiveram acesso a experimentações práticas, produzimos uma geleia de abacaxi, canela e pimenta como atividade final para que eles pudessem ver que a mistura de sabores é possível dentro da gastronomia”, destacou consultor de empreendimentos gastronômicos.

A aluna do Formando e Cozinhando, Ana Paula Diniz, disse que a aula a inspirou a criar cardápios mais saudáveis voltados para o público infantil, e ainda despertou o espírito empreendedor.

“Sou mãe de uma menina de 1 ano e 4 meses; minha pretensão é elaborar um cardápio saudável, não só para mim ou minha filha, mas um atrativo para o público infantil. A minha intenção é me qualificar no Formando e Cozinhando e depois abrir o meu próprio negócio”, anunciou Ana Paula Diniz.

Os ingredientes, usados durante os preparos na aula sobre História, Introdução e Glossário da Gastronomia, eram orgânicos, agroflorestais, agroecológicos, frutos da agricultura familiar. O óleo de coco babaçu, por exemplo, é produção das mulheres maranhenses quebradeiras de coco. 

Alunos do Formando e Cozinhando capacitação promovida pela unidade vocacional IEMA Gastronomia. (Fotos: Divulgação)

Próximas aulas

Nesta sexta-feira (15), a partir das 8h, a aula será sobre Empreendedorismo. Será ministrada pela mestra em Gestão e especialista em Marketing e Comunicação, Lívia Abas. Os alunos aprenderão como se destacar para empreender e como se diferenciar dos concorrentes no mercado gastronômico. 

Já na segunda-feira (18), os cozinheiros aprendizes irão ter acesso a conhecimentos de como manipular os alimentos, com a nutricionista Rafaelle Corrêa, especialista em Vigilância Sanitária e em Nutrição clínica, funcional e fitoterapia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Água Fria - BA Atualizado às 14h37 - Fonte: ClimaTempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

Seg 36°C 19°C
Ter 36°C 20°C
Qua 37°C 19°C
Qui 36°C 20°C
Sex 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias