Quarta, 26 de Janeiro de 2022
37°

Pancada de chuva

Água Fria - BA

Saúde Verão

Como manter o corpo hidratado no verão para não prejudicar a saúde

No verão, o corpo precisa de um combustível essencial: a água.

10/01/2022 às 13h54
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cuidar da saúde é premissa de todo ser humano. O corpo humano é uma máquina que precisa de manutenção a todo momento.

No verão, o corpo precisa de um combustível essencial: a água.

A falta dela em altas temperaturas pode gerar uma desidratação, e pode alterar a saúde física e emocional. O líquido é fundamental no transporte de nutrientes para as células. Por isso, é importante ficar atento com a ingestão adequada desse componente tão importante.

O consumo adequado de água por dia é extremamente decisivo para que o corpo possa ficar hidratado e não sofra consequências que possam causar danos à saúde como: infecção urinária, dores de cabeça, problemas renais, entre outros.

 “A quantidade ideal deve gerar em torno de 2 litros e 100 ml de água, em média. É interessante fazer uma distribuição, uma dica bacana é usar uma garrafa PET de 1 litro e meio, e depois, completar com mais 500 ml, assim é possível equilibrar a quantidade certa”, afirma Vinícius Hirota, Coordenador do curso de Educação Física da FAM (Centro Universitário das Américas).

Além disso, é importante ficar atento em relação à hidratação em caso de doenças crônicas como a pressão alta.  “A questão hídrica é importante para o fluxo sanguíneo no controle do sódio. Então, quem é hipertenso tem que ficar atento para manter uma hidratação regular para que não ocorra um descontrole na pressão arterial. É importante destacar que o consumo adequado da substância ajuda a fluir mais o sangue para os vasos sanguíneos e diminui a possibilidade de infartos e derrames”, completa o professor.

Para aqueles que não têm o hábito de ingerir muita água, é possível encontrar o líquido nos alimentos como: laranja, pera, melancia, melão, abacaxi, morango, maçã e uva são algumas frutas que ajudam a manter a hidratação do corpo.

Alguns legumes também são abundantes em água como: tomate, cenoura e abobrinha.

Então, não deixe de se hidratar nesse verão e mantenha uma alimentação que contenha líquido para ajudar nesse período quente. Além de ajudar a hidratar, são ricos em vitaminas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Água Fria - BA Atualizado às 11h42 - Fonte: ClimaTempo
37°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 37°

Qui 36°C 20°C
Sex 36°C 21°C
Sáb 36°C 22°C
Dom 34°C 22°C
Seg 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias